alors japonais français ou allemand???

Publié le par ronan

Cabral qui a fait miroiter en France la possibilité que le TGV (TAV) soit français a fais la même chose quelques jours plus tard en allemagne...et je lis ça dans les sites brésiliens qui semble confirmer que les japonais opnt déjà le marché...leur gouvernement veut "aider" les brésiliens...vrai appel d'offre??? à suivre...et à lire ci-dessous...


Trajeto do trem-bala entre Rio, São Paulo e Campinas será divulgado até agosto

Diretors do BNDES receberam delegação do governo japonês, que mostra interesse em

participar


01.07.2008 - 10:58

Redação

O traçado preliminar do trem de alta velocidade (TAV) que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, deverá ser divulgado até o final de agosto pelo BNDES. É o que estimam o vice-presidente do banco, Armando Mariante, e o diretor da área de Infra-Estrutura, Wagner Bittencourt.

Eles receberam nesta segunda-feira uma delegação do governo japonês liderada pela vice-ministra da Infra-Estrutura, Transporte e Turismo do Japão, Midori Matsushima, que confirmou o interesse do Japão em participar do processo de licitação do TAV, também conhecido como trem-bala. O projeto do trem prevê interligar uma área de 550 quilômetros de extensão.

O BNDES coordena os estudos técnicos para a implantação do projeto e pretende que o trajeto contemple ligações do trem com os aeroportos internacionais Tom Jobim (RJ), Cumbica (SP) e Viracopos (Campinas). Além, disso o projeto do trem-bala deverá incluir outras duas paradas intermediárias, entre São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).

Segundo informações da assessoria de imprensa do BNDES, o traçado constitui uma informação fundamental para a orientação de estudos e análises dos possíveis interessados no processo de licitação do trem de alta velocidade.

O governo japonês teria interesse em participar de todo o processo de licitação, que envolve a concessão do serviço e também o fornecimento de equipamentos.

Em março deste ano, o BNDES e o governo fluminense realizaram a primeira reunião formal com o consórcio responsável pela elaboração do estudo de viabilidade do TAV. O consórcio é integrado pelo Halcrow Group, da Inglaterra, e pelas companhias brasileiras Balman Consultores Associados e Sinergia Estudos e Projetos.

O processo de licitação em que o consórcio foi selecionado foi realizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O estudo de viabilidade vai tratar da estimativa do potencial de demanda e de questões tarifárias, dentre outras características. De acordo com o secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, os investimentos necessários à implantação do trem-bala podem variar entre US$ 11 bilhões e US$ 15 bilhões.

O valor definitivo será estabelecido quando o estudo estiver concluído. A meta é, com a conclusão do estudo de viabilidade ainda este ano, realizar a licitação para as obras no início de 2009.

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